terça-feira, 1 de outubro de 2013

APRENDIZAGEM ESCOLAR




Esse Blog tem como objetivo disponibilizar as aprendizagem escolar de alunos que estão nas escolas do Projeto Província de São Pedro.



PROJETO: USO DO AUDACITY NA SALA DE AULA – Incentivo à comunicação
Objetivo: 
 Construir estratégias pedagógicas  de utilização de recursos de áudio digital e Educomunicação para alunos e professores da Escola UCA.
Objetivos Específicos:
  -  Conhecer e explorar as funcionalidades do software Audacity para gravação e edição de áudio.
  -  Criar  um programa de rádio
 -  Refletir sobre as possibilidades de uso da rádio na escola como recurso pedagógico envolvendo a Educomunicação.
Faixa Etária das Crianças- 9 a 11 anos
Conteúdo trabalhado: Elementos constituintes de uma reportagem. Mensagem. Saúde Escolar.
Disciplinas envolvidas: LP, Ciências
Procedimentos:
Divisão da turma em grupos de  4  componentes (alunos e um professor por grupo) e cada um deverá escolher um tema  para criar um programa de rádio com duração de no máximo 5 minutos, seguindo o seguinte roteiro: (Vou escrever este roteiro e fazer cópias para os grupos)
Como ESCREVER um TEXTO de RÁDIO?
Escrever do jeito que se fala: linguagem coloquial diferente de uma linguagem piegas, pedante, chula; Usar frases curtas; Evitar gírias demais; Entonação: voz ativa, rica em variações, dinâmica, vibrante, para manter o ouvinte interessado; Ler o texto em voz alta antes de falar ao microfone; Checar a informação; Assinatura.
Definir a linguagem:
CARICATA: geralmente associada a imitação de personagens;
INSTITUCIONAL/FORMAL: usada em leitura de noticiários - empostada;
NATURAL/INFORMAL: usada no dia-a-dia;
Tema:
Gênero: (Novela, entrevista, propaganda, poema,  rádio novela,  sátira, música, história, notícia)
Nome da Rádio:
Locutores:
Falas dos locutores:
Outros, de acordo com a proposta do programa. (produtor, repórter..)
Produtor: é aquele que prepara o programa para ser apresentado. Faz a pesquisa e monta o texto, seleciona as músicas, marca as entrevistas e confirma tudo para ver se na hora vai dar tudo certo;
• Apresentador ou Locutor: é o que fala no microfone, lê o texto, improvisa, e faz comentários;
• Repórter: É o que sai para coletar as informações, investigando através de entrevistas e pesquisa;

Após terminado a gravação salvar em MP3  para apresentação ao grande grupo.
 Avaliação:
A possibilidade de uso do aplicativo, audacity,  em sala de aula, possibilitou a vivência de novas conexões dos alunos e professores com conhecimentos e saberes instituídos socialmente. Percebe-se que os saberes e a linguagem foi do mundo da vida. A escolha por um tema/assunto pelos alunos foi o episódio da dengue. A rádio produzida pelos alunos e professor, contou com a organização do grupo para definir o assunto,   a escolha da vinheta, o nome da rádio, a leitura e participação de todos para a leitura do texto e a mensagem final, também envolveu ambos os alunos e professor.
Sabemos que os alunos tem em seu currículo uma organização de conteúdos pré-estabelecidos, porém esses conteúdos permeiam o mundo da vida dos alunos. Saber articular esses conteúdos e tornar tudo isso em um aprendizado, envolve atividades cativantes, superando a mera opção do professor ensinar. Além do laptop, observou-se muito o recurso do celular, durante a realização da atividade. Onde eles buscavam ouvir a música que iriam ouvir e colocar como vinhete.A pesquisa estava presente, os alunos pesquisaram na internet, noticias sobre a dengue, e também vídeo no youtube os programas de ações contra a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário